Criar um blog - Primeiros passos

Primeiros passos para criar um blog

Criar um blog - Primeiros Passos

Escolha da plataforma ideal e criação do blog


Estas primeiras postagens são voltadas aos professores que não têm conhecimento algum sobre blogs. Se você já tem o seu blog mas precisa de dicas, precisa esperar as próximas ou comentar esta postagem.

Existem várias ferramentas disponíveis para a criação de um blog, as mais utilizadas são WordPress e Blogger. Aqui nos nossos tutoriais utilizaremos o Blogger pela simplicidade na utilização das principais ferramentas.

Então vamos lá!

  • Você precisará de uma conta do Google. Se você tem um e-mail do tipo seunome@gmail.com, beleza, pode passar para o próximo passo, caso contrário, clique aqui para criar sua conta Google.
  • Agora que você já criou a conta do Google, clique aqui para começar a criar seu blog. Se você não permaneceu logado, será solicitado que informe seu e-mail e sua senha para acessar o painel do Blogger. Se você já estava logado, será direcionado para a confirmação de perfil. 
  • A próxima janela é o Painel do Blogger. Provavelmente aparecerá um aviso sobre visitantes do seu blog a partir da União Europeia. Você pode apenas clicar no 'x' no canto superior esquerdo da mensagem. Agora é a hora mais difícil! Escolher um nome para seu blog. Esse é o nome que aparecerá na parte superior do seu blog. Pense em algo simples e objetivo. Procure ser criativo, tente identificar no nome o que o seu blog oferece. Os exemplos podem ser 'Blog do Professor Fulano', 'Blog da Disciplina Tal'... use a imaginação. Aqui você pode colocar espaços entre as palavras, pois é o nome do blog e não o endereço. Clique em 'Próxima'.
  • A tela seguinte é 'Escolher um URL para seu blog'. O campo 'Endereço' é onde você indicara o endereço na internet pelo qual as pessoas encontrarão seu blog. Não há necessidade de haver relação do nome do blog com o endereço mas, particularmente, acho recomendável. Você pode utilizar letras, números e hífen (-) no campo 'Endereço'. O resultado final será onomequevoceescolheu.blogspot.com. Clique em 'Próxima'.
  • A próxima tela é 'Confirmar seu nome de exibição'. Como seu nome aparecerá para os leitores do blog. Decida e clique em 'Concluir'. Sua próxima tela será esta:
Tela do Blogger - criarblogdoprofessor.blogspot.com


  • Agora, no menu lateral, clique em 'Tema' para escolher a 'cara' do seu blog. Não há necessidade em perder muito tempo com a aparência do blog neste momento, pois ele será configurado mais tarde, foque suas 'energias' no Título e no Endereço que, apesar de poderem ser alterados posteriormente, não é uma prática aconselhável, já que você buscará uma identidade para o seu blog.
Nosso tutorial hoje ficará por aqui. Enquanto espera pela próxima postagem, vá mexendo no seu blog. Não tenha medo de errar, tudo que você fizer é reversível (a não ser, claro, quando você estiver postando para valer). E, além disso, as chances de alguém ver seu blog, além de você, por enquanto são mínimas.

Até mais!




Postado originalmente em 29.01.2013. Atualizado em Agosto/2022.

Comentários