Qual a utilidade de um blog para o Professor?

Blog - criarblogdoprofessor.blogspot.com


Qual a utilidade de um blog para o Professor?


Blog do professor

Útil ou supérfluo?

Como blogueiro não profissional mas habitual, a minha resposta à pergunta acima é: útil
É claro que tal resposta é influenciada por dois fatores: minha paixão pela sala de aula e minha fissura por tecnologia. Quando optei por unir definitivamente essas duas paixões, percebi que os blogs seriam a ferramenta ideal para as minhas necessidades. O que eu buscava era uma forma de atrair mais a atenção dos alunos para as minhas disciplinas fora do espaço físico da sala de aula. O resultado foi positivo, a participação dos alunos em atividades complementares ou extras é de praticamente 100%.
Apesar de atingir meu objetivo, sempre encontro professores que torcem o nariz para o blog (a ferramenta e não especificamente o meu blog - eu acho!), pois acreditam que as redes sociais oferecem formas de interatividade maior com os alunos. Particularmente acho que os dois devem trabalhar de forma complementar. O blog é o espaço onde posso criar livremente meus conteúdos e atividades, com a possibilidade de interação dos alunos, de outros professores e qualquer um que visite meu endereço. Já as redes sociais, como o Twitter, o Instagram e o Facebook são utilizadas basicamente para divulgar o blog. Lembrando que tais ferramentas sociais são utilizadas exclusivamente para conteúdo profissional e não pessoal. Caso o professor queira postar suas fotos de família, seus finais de semana, suas viagens, pode criar uma outra conta, desvinculada daquela profissional. É claro que esta é minha opinião e não uma regra, mas sobre isso falaremos em outra postagem.
Sobre as vantagens do blog utilizado como ferramenta educacional pelo professor podemos dizer que, entre outras coisas:
  • Aproxima professor e alunos. A diferença de idade, por menor que seja, entre professores e alunos, cria uma barreira natural (ao menos na visão dos alunos), formada pela forma de se expressar, seja ela na linguagem, na forma de se vestir, no gosto musical... Mostrar aos alunos que o professor  usa (e domina) uma ferramenta que eles também gostam, serve como elemento aproximador entre gerações.
  • Torna os alunos mais participativos e as aulas mais dinâmicas. Sempre que uma nova postagem é publicada, os alunos gostam de comentá-las na sala, tornando a aula mais próxima da vivência dos alunos e, consequentemente, mais atrativa.
  • Atrai o aluno como produtor de conteúdo. A visibilidade do blog desperta nos alunos a vontade de produzir conteúdos próprios que podem inicialmente serem publicados no blog do professor e, posteriormente, trabalhado para que os alunos tenham seus próprios blogs.
  • A aula fica mais extensa, porém menos cansativa. Ao produzir conteúdos de qualidade e que atraiam a atenção dos alunos, o professor consegue fazer que sua aula fuja do espaço físico da sala e tenha mais possibilidades de desenvolvimento, sempre com a participação intensa dos alunos (se não for de todos, certamente será da maioria).
  • O professor fica mais 'antenado'. Ao criar o blog, o professor precisa estar constantemente se reformulando nas questões de seus conteúdos e também das novas tecnologias, além de permitir a interação com outros professores e dar mais visibilidade ao seu trabalho.
Mas não se iluda, nem tudo são flores no mundo da blogosfera, as coisas não são assim tão fáceis como parecem, também existem pedras no caminho das flores (kkkk), por isso não se esqueça:
  • Ache tempo para o seu blog. Eu sei! Preparar aulas, criar provas, corrigir provas, corrigir trabalhos... a vida do professor não é fácil, mas se você quer ter um blog, saiba que precisará dedicar tempo a ele. Pode ser até um dia na semana, mas o blog precisará da sua atenção.
  • Domine o conteúdo sobre o qual publicará na postagem do seu blog. É claro que ninguém sabe tudo e, por isso mesmo, não deixe de pesquisar exaustivamente (e sempre citar as fontes).
  • Crie conteúdo original. Sabemos que na internet prevalece a lei do Ctrl+C Ctrl+V e provavelmente você não vai querer ser somente mais uma página igual a milhares de outras. Além de não ter utilidade alguma, uma postagem copiada não é vista com bons olhos belos 'robôs' do Google (em breve falaremos sobre isso também).
  • Não subestime seus alunos. Saiba que, em muitas ocasiões, provavelmente ele saberá mais que você sobre as novidades tecnológicas ou qualquer outra informação. Então, esteja sempre atualizado e bem informado.
É isso! Para compartilhar minhas experiências, no futuro postarei aqui como o professor deve fazer para criar seu próprio blog, desde os primeiros passos. Enquanto isso, aproveite para conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho e, é claro, curta, siga, inscreva-se:

Publicado em 28/01/2013. Atualizado em 27.06.2022

Comentários